"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

01.06.13


Cuidar bem dos dentes pode melhorar a sua performance no desporto.


Pouca gente sabe, mas tratar a saúde bucal é tão importante quanto realizar procedimentos indispensáveis para a qualidade na corrida. Assim como realizar exames clínicos periódicos, ter atenção ao trabalho muscular e manter a disciplina nutricional, cuidar bem da parte odontológica pode ser determinante na melhora de desempenho. “A pessoa que corre leva o corpo ao limite. Isso pode favorecer o aparecimento de problemas odontológicos, causados tanto pelo impacto quanto pela carga física a que o corpo se submete”, explica Oscar Razuk, cirurgião dentista especializado em reabilitação oral e clínica geral.

De olho na tensão
Uma das causas de lesão dentária no desporto é a tensão que antecede a disputa de provas. Ela pode levar a problemas como o bruxismo, que consiste na pressão excessiva que a pessoa aplica à arcada dentária ou o mais conhecido ranger de dentes. Conseqüentemente, aparecem sintomas adicionais como as dores de cabeça, de ouvido e pescoço, além de muito desconforto. Também é preciso atentar para o surgimento de infecções mais sérias, como a gengivite, por exemplo. Será a estas doenças que o organismo dará prioridade de melhora, deixando o desempenho físico e a performance em segundo plano, o que nenhum atleta deseja. “Para um bom rendimento no desporto é preciso estar com tudo em dia, sentir-se 100% bem”, diz Oscar Razuk. 

O caminho é prevenir
“A odontologia do desporto deve funcionar como medida preventiva. Ela é essencial para potencializar a qualidade de vida e a saúde do atleta”, lembra o odontologista. Como os corredores estão especialmente sujeitos a lesões por impacto, que vão desde a quebra e perda dos dentes até fracturas nos ossos da face, devem apostar na protecção. Também é comum machucar língua, lábios e bochechas. “Para quem pratica corrida, uma actividade que gera impacto, utilizar uma placa protetora ajuda bastante”, diz Oscar Razuk. Estes protetores, que geralmente são confeccionados em silicone, funcionam como almofadas e distribuem a força durante o impacto, protegendo as estruturas dentais e periodontais.
Visitas periódicas ao dentista – de preferência especializado em desporto – e a realização de limpeza de tártaro a cada três meses são medidas que devem ser levadas a sério e também fazer parte da rotina.


Um excelente artigo! Os dentes são uma parte do corpo humano muito sensível e, também é através da nossa boca que muitas vezes se descobrem outras doenças. Prevenir é sem dúvida o melhor remédio.
clinicadomarques.pt a 5 de Maio de 2014 às 17:02

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt