"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

17.02.13


O que comer de acordo com o horário de treino?
A maioria dos atletas sabe que uma pequena refeição antes de correr pode ser benéfica (geralmente deve-se esperar de 1 a 2 horas para se exercitar). Mas o que comer depende muito de quando você se exercita. Algumas dicas sobre o assunto


06h00: se você se exercita cedo pela manhã, procure algo que seu estômago agüente. Tente pequenas refeições fáceis de digerir como bebidas isotônicos, gels, um pedaço de fruta ou um copo de sumo.


09h00: se treina no meio da manhã, coma um bom pequeno almoço  de manhã rico em carboidratos, moderado em proteínas e com pouca gordura. Procure ingerir entre 400-800 calorias e beba 280g de água 2 horas antes do exercício.


14h00: se corre no horário de almoço, um bom pequeno almoço  de manhã e uma refeição ligeira de 100 a 400 calorias no meio da manhã, 1 a 3 horas antes do exercício. Enfatize os carboidratos e pouca gordura. Alternativas: barra energética, um iogurte ou um pedaço de fruta.


16h00: para uma corrida no meio da tarde, um bom pequeno almoço  de manhã, refeição ligeira no meio da manhã e almoço lhe fornecem-lhe energia suficiente para o exercício.


18h00: para treinos depois do trabalho, se você não comeu nada depois do almoço e não quer comprometer sua corrida, tente uma refeição com carboidratos e proteínas (ex: sanduíche leve e sem muita gordura) por volta de 16h00.

Este é um guia genérico. Você pode usar estas dicas para orientá-lo a encontrar o que funciona satisfatóriamente pois varia de pessoa a pessoa, tem que ver qual se adapta melhor ao seu caso. Alguns alimentos, por exemplo, podem forçar o corredor a ter que procurar uma casa de banho a meio do treino. Se este for o seu caso, procure comer alimentos com menos fibras alimentares antes do treino.


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt