"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

27.08.11

Supere os três primeiros meses


Saiba como diminuir as dores e desconfortos do início para manter a corrida como prática regular
  


Superar a falta de tempo ou a preguiça é apenas o primeiro desafio para as pessoas que desejam vencer o sedentarismo e começar a correr. Isso porque, nos primeiros meses de treinos, é muito comum surgirem dores musculares e desconfortos em diversas partes do corpo. Porém, isto não pode ser uma barreira que impeça o atleta iniciante a continuar com a prática regular de atividades físicas.

“É muito comum iniciantes sentirem dores musculares após correr. Na maioria das vezes, elas duram dois ou três dias e depois o corredor não sente mais nenhum desconforto”, diz Glauber Alvarenga, fisioterapeuta do Instituto Vita e professor da Universidade de São Paulo. “As dores no dia seguinte à prática desportiva são resultado de microlesões das fibras musculares. Essas rupturas das fibras também acontecem no nosso dia a dia, mas em pequenas quantidades, por isso não geram dor. Nos casos em que a prática de esportes é excessiva, o número de fibras lesionadas é muito grande, o que gera a dor”, explica Alvarenga.

Devagar e sempre
Para minimizar as dores, e até mesmo evitá-las, é preciso saber dosar o ritmo dos treinos e aumentar a intensidade progressivamente. “O ideal é começar bem devagar e ir aumentando a intensidade aos poucos, de 5% a 10% por semana”, diz João Tavares Neto, diretor técnico da Stark Assessoria Desportiva. “O iniciante deve começar com a caminhada e depois evoluir gradualmente, sem forçar o ritmo, até começar a correr. Assim não sentirá tantas dores”, completa Paulo Nogueira, diretor técnico da PN Treinamento.

Caso as dores nos dias seguintes após o treino sejam muito fortes, o melhor a fazer é poupar os músculos e descansar, para evitar o surgimento de lesões mais graves. “O corpo precisa de repouso. Correr sentido dores pode piorar ainda mais o quadro. O indicado é repousar ou fazer um treino leve, de baixa intensidade, para ‘soltar’ a musculatura, como os próprios atletas denominam”, diz Alvarenga. “Se a dor foi muita intensa, é melhor não fazer o treinamento. É preferível ficar um dia sem treinar que ficar três meses parados por uma lesão mais grave”, completa Tavares.

“Comecei a correr para perder peso, mas acabei me empolgando e forcei demais o ritmo nas primeiras semanas de treino. Depois, tive que ficar mais de dois meses parada por uma lesão na panturrilha”, conta Mariana Zappia, 24, representante comercial. “Hoje, sei dosar isso melhor. Se estou com dores musculares, apenas faço uma caminhada leve ou aulas de hidroginástica na academia”, revela Mariana.

Minimize as dores
Além do descanso, usar equipamentos apropriados e que proporcionam um maior conforto durante a corrida também ajuda a aliviar algumas dores que surgem com a prática do esporte. “É preciso fazer o teste de pisada e escolher um tênis com bom amortecimento, para proteger as articulações”, alertou Tavares.

Glauber Alvarenga explica que o tratamento com gelo  também é uma ótima opção para minimizar as dores musculares após a corrida. “O gelo tem ótimos resultados. Em diversos esportes é utilizado o ‘banho de imersão’, em que os atletas entram com o corpo até a cintura em uma banheira ou tanque cheio de água com gelo. Esse recurso diminui as dores musculares e dá ao atleta maior disposição para treinar no dia seguinte”, diz o fisioterapeuta.

Já o uso de analgésicos ou medicamentos antes de praticar o exercício não é recomendado. “A medicação pode fazer com que o atleta corra sem dor, porém, isso não significa que ele está bem. Correr sob o efeito de medicamentos pode agravar ainda mais a lesão”, alerta Alvarenga.


Sou atleta de rua e tenho muitas dúvidas como manter um ritmo bem para também chegar bem? Parabéns pela equipe técnica que proporcionaram os atletas uma oportunidade de conhecerem qual a real da corrida e muitas situações favoráveis ou não qe ocorrem. Desde já meus agradecimentos a todos!!!
Alexandre Conceição de Siqueira a 19 de Dezembro de 2009 às 18:37

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt