"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

04.12.09

Como calcular o VO2 max.!!!

  

Um dos detalhes mais importantes na nossa disciplina encontra os valores de VO2max, ou seja, o consumo máximo de oxigénio, como algo extremamente importante nos desportos que exijam a endurance como capacidade fisíca fundamental .

Para nós corredores, existe toda uma série de testes de possível realização. Uns recorrem a modernas aparelhagens altamente sofisticadas; outros, poderão ser facilmente executados por nós próprios e com resultados muito aproximados aos anteriores. De uma coisa podemos estar certos: todos os testes que envolvam as capacidades cárdio-pulmunares são úteis aos corredores.

Quantos de nós já perguntámos enquanto corremos; qual será o meu limite?

O saber calcular o VO2 max, possibilita ao atleta, qualquer qu seja o seu nível ou idade, a obtenção de melhores resultados e, sobretudo, o saber dosear com segurança os diferentes factores do treino.  

Todos nós já ouvimos falar de determinados esforços do treino que têm de ser cumpridos a 70% do esforço máximo!!! e porque não a 80% ? A resposta passa por esta reflexão:  desde que a intensidade de corrida corresponda entre 80 a 85% de V02max, sucede que , num bom número de atletas, o organismo começa a produzir ácido láctico que, mais tarde ou mais cedo, vai obrigar o atleta a reduzir imenso a sua passada e entrar num andamento mais fraco. 


O saber calcular o VO2max possibilita aos atletas, qualquer que seja o seu nível ou idade. a obtenção de melhores resultados e, sobretudo, o saber dosear com segurança os diferentes factores do treino.

Comece por considerar a base do seu melhor resultado nos 10.000 metros. Evidentemente que há necessidade  de tal marca corresponder efectivamente ao seu valor cronométrico nessa distância, já que, de outra forma, vai-se falsear.

 

      Click aqui

VO2Max Calculator

tags:
publicado por Zé às 14:58

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian