"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

20.12.10

Antioxidantes naturais


Eles ajudam a combater os radicais livres liberados pela prática da actividade física e evitam o envelhecimento precoce

 


Para quem quer envelhecer mais lentamente, a melhor maneira é livrar-se dos radicais livres com a ajuda dos antioxidantes. Com isso, aquele rosto jovial, da maneira que você sempre sonhou, pode ficar ainda mais próximo.

O antioxidante é um grande redutor de radicais livres, substâncias criadas pelo oxigênio a cada momento que a respiração ocorre. E para acabar com esses elementos, o antioxidante pega um radical do oxigênio e desfaz o que não é bem aproveitado pelo organismo.

Radical livre na corrida
A presença do radical livre é constante no nosso dia-a-dia e não pode ser evitada. Mas durante a corrida o aumento dele é significativo, como explica Priscila di Ciero, nutricionista desportiva.

“Quanto mais se corre, mais há a presença de radicais livres no corpo, pois a respiração está forte e a criação dele está a todo vapor. O aumento da frequência cardíaca e do pulmão são os sintomas da criação do radical livre”, diz Priscila.

Antioxidante e o envelhecimento precoce
Como já foi dito, o antioxidante ajuda a combater o envelhecimento precoce. Ana Paula de Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé, analisa.

“O excesso de radicais livres causam o envelhecimento precoce. Se ele for combatido com a ajuda dos antioxidantes, nosso organismo não irá acumulá-lo, trazendo vários benefícios além de retardar o envelhecimento, como o combate de doenças”, explica.

Alimentos com antioxidante
Existem vários alimentos que são ricos em antioxidante, principalmente aqueles que reservam grandes quantidades de vitamina C, como frutas, vegetais e legumes.

“A principal fonte de vitamina C é a acerola, que pode ser consumida pelo suco, ou até mesmo ingerindo a fruta, sempre antes de correr. O mamão, vegetais verdes e escuros  também são indicados”, diz Ana Paula, que ainda completa.

“As cápsulas de suplemento devem ser ingeridas após o treino, com a diminuição da frequência cardíaca. O açaí também é uma fonte de antioxidantes, mas pelo excesso de gordura encontrada na fruta, aconselha-se usufruí-lo após o treino, como a cápsula”.

Suco de laranja
Conhecido popularmente como a principal fonte de vitamina C, o suco de laranja não é recomendado para repor os antioxidantes, como explica Ana Paula.

“O suco de laranja não é recomendado pois não tem carga suficiente de vitaminas para ser um antioxidante. Além disso, a terra, a colheita, tudo influencia na fruta, que pode perder muita vitamina até seu processo de comercialização e preparo”.

Suplementos
Os suplementos têm a mesma função que os antioxidantes naturais, que é de acabar com os radicais livres. Não há diferença entre eles, apenas no consumo de uma quantidade específica.

“O suplemento e o antioxidante natural não tem nenhuma diferença. O único ponto a favor é para o suplemento, que pode ser ingerido com uma quantidade de vitamina já estabelecida. Já a os alimentos orgânicos podem ser afectados por causa do seu preparo e não ter a quantidade exigida pelo seu corpo”, finaliza Priscila.

publicado por Zé às 16:45

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian