"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

29.12.11

Nutricionistas dão dicas para quem exagerou nas comemorações do Natal e Ano Novo e precisa perder os quilos extra

 


Natal, Ano novo e ceias, muitas ceias. Essas comemorações sempre deixam muitas pessoas com o “pé atrás” na hora de comer, mas, no momento da confraternização, a dieta alimentar e a moderação são deixados de lado, já que a quantidade de quitutes e comidas saborosas são mais tentadoras que aquela salada de folhas ou uma sobresa “light”. Com tantas guloseimas, e a pausa nos treinos comum nesta época do ano, é inevitável que os quilinhos extras apareçam após as festas, e agora é preciso fechar a boca para voltar à velha forma e acabar com o remorso da gula.

Adeus quilos extras
O primeiro passo é voltar a rotina normal de alimentação. Continuar o seu regime alimentar é essencial para perder o peso ganho junto aos presentes de fim de ano. A preocupação com esses quilinhos, ou até mesmo gramas, devem ser totalmente reduzidos, já que voltando ao seu hábito, eles irão embora facilmente. “É preciso voltar a rotina normal de alimentação. Equilibrar sua dieta alimentar já no começo do ano é a melhor maneira de perder os quilinhos extras das ceias e das confraternizações. É aconselhável também reduzir 20% dos alimentos mais calóricos, sendo assim, esse peso a mais não incomodará e desaparecerá facilmente”, afirmou Ana Paula de Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé. As comidas, mesmo as consideradas saudáveis, quando consumidas com exagero e sem control, são prejudiciais e podem trazer problemas com o peso. “É importante não se privar de nada, mas tem que impor um limite e saber o que é saudável e o que não é. Consumir alimentos exageradamente, como arroz integral, feijões e lentilha, mesmo considerados saudáveis, podem trazer problemas e quilos a mais”, explica Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista do Nutrição Fácil.

Efeito sanfona
Pode parecer tentadora para grande parte das mulheres dietas milagrosas de todos os tipos, que prometem perder peso rapidamente. Nesta época do ano, elas são facilmente encontradas em revistas, internet e até mesmo por familiares e amigos, mas seus riscos podem ser altos.
“Cada pessoa tem uma dieta diferente e não pode ser passado para outras. Para perder peso com sabedoria não é necessário se privar de comer, apenas realizar uma reeducação alimentar adequada ao seu estilo de vida basta para perder peso”, diz a nutricionista Raquel Dammous, da Consultoria Nutrinfoco. Esses regimes fazem você perder peso ligeiramente, mas para o peso voltar é mais rápido ainda. Apelidado de “efeito sanfona” entre os especialistas, esse problema pode afectar e muito a saúde, além da rápida manifestação das celulites.

De volta para a corrida
Uma das maneiras mais fáceis e aconselháveis entre os nutricionistas para perder os quilinhos do final do ano é voltar a fazer exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e natação. O desporto é uma boa forma de queimar calorias, facto que previne o aumento do peso. “Perder peso consiste em uma só regra: eliminar mais caloria do que se ganha. Os exercícios aeróbicos são a melhor maneira de perder peso e, aliando com uma boa educação alimentar, a saúde fica intacta e o peso não será  problema”, explica Alves.

Ano novo, hábitos novos
A reeducação alimentar deve ser sempre uma prioridade, não apenas para perder peso, mas também cultivar um bom hábito e preservar a saúde. É aconselhável controlar o consumo de doces, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, mas sem se privar de absolutamente nada, e só deixar de comer algo se tiver uma patologia que restrinja a dieta. Com uma alimentação saudável, aliada aos exercícios aeróbicos, as festas de final de ano não serão mais um problema, e os temidos quilinhos extras não irão mais incomodar.

publicado por Zé às 17:58

Belo post.. difícil nao exagerar no Natal e Ano Novo.
Agora tem que voltar ao normal!
Abs e bons treinos!
Pati
Pati a 12 de Janeiro de 2010 às 23:28

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian