"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

25.06.12

Depois de disputar as primeiras provas, chegou a hora de melhorar o tempo na corrida. Confira dicas dos técnicos e os tipos de treino que contribuem para isso

 


 

Após um tempo treinando e realizando provas, é iminente a vontade do iniciante de começar a crescer na corrida e melhorar o seu tempo. A corrida começa a mexer com o corredor, proporcionando-lhe novos desafios e caminhos paralelos durante suas passadas. Mas a dúvida sobre como conseguir diminuir o seu tempo acaba interferindo no objectivo do atleta. Para conseguir encontrar o eixo correcto e a cada dia ser mais rápido, aqui vão algumas dicas.

Partindo para o treino
A principal proposta dos treinadores para os seus alunos é o uso dos intervalados. Esse exercício consiste em reunir no mesmo treino diferentes trabalhos, como o treino forte e o fraco, que quando aliados podem ter um benefício em potencial, aumentando o rendimento de velocidade do atleta. Esse exercício tem enormes qualidades que rendem muitos frutos na corrida. As principais consequências são o fortalecimento pulmonar, a melhora no volume do coração, menos lesões e um melhor condicionamento físico. “Trabalhar o exercício intervalado é a melhor opção para os iniciantes. Aliando esses exercícios duas vezes por semana no seu cotidiano de treino, seus recursos dentro do desporto irão aumentar e darão uma melhor capacidade de melhora de treino”, afirma Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Júlio Coelho Assessoria Desportiva. Além dos exercícios intervalados, os especialistas recomendam ter sempre um objectivo traçado e uma regularidade durante os dias de treino. “Criar um hábito na corrida é fundamental para poder crescer dando suas passadas. É recomendável que o treino deve acontecer com o corpo e a mente descansada, para dar todo seu potencial”, afirma Luis Eduardo Tavares, diretor técnico da Equipe de Corredores Tavares.
Musculação
A musculação pode ser uma óptima aliada para quem quiser superar os seus objectivos. “Caso tenha tempo para fazer musculação, juntamente com a corrida, o exercício ficará completo. A musculação consegue fortalecer músculos localizados, o que aumenta demasiadamente o potencial do atleta na corrida”, diz Coelho. Para os iniciantes, a musculação pode render vários frutos e auxiliará nos exercícios de melhora de tempo e de aumento de velocidade. “O fortalecimento muscular é fundamental para quem estiver começando. É recomendável fazê-lo principalmente nos três primeiros meses para que o corpo aguente todos os esforços da corrida”, recomenda Tavares.
Resultados
Os resultados dos trabalhos não são tão imediatos quanto parece. Treinando seriamente e com regularidade, eles só aparecerão dois meses após a largada das séries de exercícios.“Os resultados não são imediatos e cabe ao atleta ficar sereno e de acordo com a situação. Extrapolar e querer fazer mais séries de intervalados por semana só afectarão o condicionamento físico e aumentará as chances de lesões”, alerta Coelho.
Dicas finais
É extremamente importante manter a disciplina enquanto pratica a corrida e os exercícios de intervalados. Afobar-se e não programar suas próximas passadas só irá aumentar o prazo de ter os bons resultados. Cessar os treinos fortes e intervalados sempre uma semana antes da prova que irá participar. Nesta semana são válidos exercícios leves e recuperação física com muito descanso. Os treinos leves são base para tudo dentro da corrida. É por sua competência que o corpo consegue se sustentar para um treino forte.

tags:
publicado por Zé às 16:01

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt