"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

07.02.10

Corra para sempre


Estabelecer metas curtas e fáceis de serem alcançadas é fundamental para aqueles que estão dando as primeiras passadas não desanimarem ou desistirem dos treinos
 

 



A corrida é de facto um dos desportos mais democráticos. Para começar a praticá-la, basta um par de tênis e boa vontade. Por isso, é comum ver nas provas uma grande variedade de pessoas, sejam elas jovens ou idosas, ricas ou pobres. Porém, todas elas têm algo em comum. Um dia tiveram que dar a primeira passada.

E uma das formas mais fáceis de não abandonar a prática desta actividade física logo no início, quando as dúvidas sobre seu real potencial ainda surgem, é estabelecer uma meta,
“Para um corredor iniciante é fundamental estabelecer metas a serem atingidas, quaisquer que sejam elas, pois, assim como nos negócios, há uma luz no fim do túnel, e isso é uma motivação muito forte para quem está começando no desporto”, explica Menache, que ressalta a importância de determinar objectivos fáceis de se atingir.

“Quem está começando na corrida ainda não tem parâmetros para avaliar sua real condição, por isso, é interessante que trace objectivos não utópicos, mas sim mais fáceis de serem realizados, como conseguir correr dez minutos seguidos, ou perder dois quilos, ou completar uma prova menor”, completa.

Treine leve e sem pressão
Você não precisa começar acelerando como um Usain Bolt para sentir que está evoluindo no desporto, pelo contrário, as primeiras passadas na corrida devem ser feitas em forma de trote ou de caminhada, e com metas curtas, como explica Cássio Eduardo Lembo, personal trainer e professor da Metas Desporto & Treino.

“Não adianta uma pessoa que nunca correu decidir ter como objectivo fazer um Ironman daqui seis meses. Ela deve sim traçar metas que se encaixem em sua atual realidade, e que vá conseguir cumprir, porque senão, além da frustração por não completar a prova, por exemplo, se sentirá também mal por achar que é incapaz de praticar o desporto, quando, na verdade somente não está preparada ainda”, diz o treinador, que revela como deve ser o treino de um iniciante.

“O indicado é que o exercício seja realizado no mínimo três vezes por semana, e que os estímulo sejam feitos de forma a se completarem. Por exemplo, no primeiro dia, o corredor faz treinos focados na resistência, em diferentes pisos; no outro, faz treinos de tiros, que ajudam a aumentar a capacidade aeróbica; e no terceiro, um treino mais longo, em um ritmo leve”, conclui.

As dores fazem parte
Praticar um desporto como a corrida é saber que alguns tipos de dores estarão presentes após o exercício. “A dor do ácido láctico é comum, e faz parte do treino. O que não são comuns são aquelas dores mais fortes, específicas em um determinado ponto. Por isso, é importante que o corredor não seja mal orientado em seu começo, para que não venha a sentir contusões mais graves e desista da corrida”, diz Lembo.

“Dores na panturrilha e dores musculares no geral são normais para quem está começando a correr. A dor é também um bom parâmetro, pois indica se a pessoa está forçando ou não, se está indo além de seus limites”, completa Allan Menache.
 
Um vídeo com alguns exercícios de aquecimento.

 

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publicado por Zé às 08:19

Olá Zé, primeiramente queria dizer que adoro o seu site!
Corro há um ano, mas sempre me deparo com o mesmo problema na hora de comprar o tênis correto. O meu pé é cavo e tem o arco alto, mas a minha pisada é pronada.
Após ler e pesquisar aqui sobre Tipos de Pisadas e Arco do Pé ainda continuo com a minha dúvida:
Devo priorizar o meu tipo de pisada e comprar um tênis que esteja na categoria "Controle do Movimento" ou é mais importante atentar ao formato do meu pé e levar um tênis da categoria "Amortecimento"???
Por favor, me ajude.
Grata,
Carol
Carolina a 24 de Fevereiro de 2010 às 18:21

Olá Carol, na minha opinião aconselhava um ténis indicado para pronador com um bom amortecimento. Dê uma visita neste site * http://www.calcadodesportivo.com/malditapronacao.htm
Um abraço
a 28 de Fevereiro de 2010 às 21:05

Muito origada, Zé!!!

:)
Anónimo a 1 de Março de 2010 às 01:58

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
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