"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

09.07.12

Pesquisa norte-americana afirma que a técnica milenar ajuda a aliviar a dor

 

Um estudo do grupo Cochrane, especializado em pesquisa na área da medicina alternativa, comprovou por meio de testes que o tratamento com a acupuntura reduz em até 30% as dores musculares ocasionadas por lesões, tanto as causadas por rotina de trabalho quanto as desportivas. O tratamento natural reduz, ainda, a necessidade do uso de medicamentos ou técnicas mais complexas, como a fisioterapia, e possibilita uma recuperação em tempo menor, afirmam os especialistas. Marcos Marinho Bernardini, terapeuta especializado em medicina oriental e acupuntura, concorda. “A acupuntura trabalha com o equilíbrio energético do organismo, e acredita que todo o funcionamento do nosso corpo acontece em conjunto e, por isso, deve ser tratado em conjunto”, explicou. Quando você sente dor, portanto, significa que ela está ligada a outros pontos do organismo. E só trabalhando cada parte do corpo é possível estabelecer o equilíbrio necessário para não sentir dores musculares. “A partir do diagnóstico do desequilíbrio, que é a causa da dor, é possível tratá-lo de maneira eficaz”, disse Bernardini. Como tratar a melhora das dores musculares é perfeitamente possível pelas terapias naturais, esta opção saudável e sem contra-indicações ganhou a preferência de muitos desportistas. É cada vez mais comum a utilização destes métodos por quem corre para evitar dores nos músculos. Outra vantagem da utilização da acupuntura é o trabalho de aumento da performance e agilidade, garantido pelos especialistas. “Quando as competições aparecem, os riscos de lesões tornam-se maiores. A musculatura do atleta é sacrificada e a acupuntura possibilita que o lesionado recupere-se satisfatoriamente e volte à activa o quanto antes”, afirmou o terapeuta. Manter os olhos abertos quando receber uma prescrição de medicamentos também é importante. O uso dos fitoterápicos, remédios naturais à base de ervas e folhas, tem contribuído bastante com os tratamentos musculares dos praticantes de actividades físicas. Assim como a acupuntura, essas fórmulas agem de maneira a equilibrar os elementos afectados pela dor e pelo desconforto, com a vantagem de não apresentar efeitos colaterais.

tags:
publicado por Zé às 22:10

Além de ajudar na diminuição da dor a acupuntura também ajuda muito no tratamento de lesões e na diminuição de câimbras.
Daiane Zils - Brasília Acupuntura a 25 de Fevereiro de 2010 às 02:57

Olá!!!
Acho este blog muito útil! No mesmo âmbito, em Maio vou a uma feira em Lisboa , a Viver Saúde, que tem imensos produtos saudáveis, produtos de estética, terapias complementares, yoga, suplementos alimentares, tratamentos de Spa, tratamentos termais,fitness, ensinam como comer saudavelmente, fazem massagens, muitos brindes, enfim tudo bom .

http://www.viversaude.fil.pt/?lang=pt&page=info_geral/info_geral.jsp

beijinhos;)
Belinha a 8 de Abril de 2010 às 17:52

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian