"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

08.09.12

Um estudo realizado por investigadores da Universidade do Alabama (EUA) revelou que regimes hipocalóricos – que consistem em reduzir as calorias de acordo com o gasto metabólico diário, distribuindo, proporcionalmente, os macro e micronutrientes e são especialmente pobres em açúcar – permitem prolongar a vida das células humanas.

Com efeito,

uma das formas dos animais viverem mais,

e provavelmente os seres humanos, depende da redução de aporte calórico durante as refeições. Experiências dietéticas realizadas em diferentes espécies convergiram para resultados que demonstram que estas têm vida mais prolongada

se o regime alimentar for hipocalórico e aligeirado em glucose

 

O elo de ligação entre nutrição e longevidade estabelece-se via sistema hormonal. Isso fica a dever-se a efeitos epigenéticos (ou, seja, que não se devem a mutações genéticas, mas a diferenças na expressão dos genes), que têm acção nos telómeros – estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante, que formam as extremidades dos cromossomas.

 

Estes elementos do código genético estão implicados na estabilidade celular e os geneticistas defendem que desempenham um papel importante no processo de envelhecimento.As últimas pesquisas mostraram que as células sãs vivem mais tempo e as pré-cancerosas morrem, quando alimentadas com regime dietético hipocalórico.

 

A investigação representa um importante avanço científico para desenvolver novas abordagens que permitam prolongar a vida de células humanas normais e pode conduzir à criação de soluções para prevenir o cancro e outras doenças ligadas à idade, controlando o aporte calórico de tipos celulares específicos.

publicado por Zé às 18:10

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian