"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

28.04.10

Ração humana


Entenda mais sobre este alimento que tem sido muito usado por praticantes da corrida

 


Cada dia mais presente no cardápio dos desportistas, a ração humana é moda entre muitos atletas e até por pessoas que não praticam nenhuma espécie de exercício físico. Com óptimos efeitos para o corpo humano, esses cereais podem trazer grandes benefícios quando ingeridos de forma regular e correcta.

O nome até pode assustar algumas pessoas que não conhecem o produto, mas sua composição é mais simples do que parece. A ração humana é derivada de uma mistura de vários tipos de cereais, que podem ser alterados conforme a dieta alimentar de cada pessoa. A receita original leva à mesa os seguintes ingredientes: farelo de trigo, extrato de soja, linhaça, açúcar mascavo, aveia, gergelim, gérmen de trigo, gelatina, guaraná, levedo de cerveja e cacau.

E se você pretende adicionar este alimento no seu dia-a-dia , a nutricionista Natália Dourado, da Clini Beauty Nutrition, alerta sobre alguns cuidados. “Para diabéticos devemos retirar o açúcar mascavo. Para pessoas com hipertensão devem-se excluir os alimentos estimulantes como o guaraná e o cacau. Já no caso de indivíduos com doença celíaca, devemos anular a aveia, o gérmen de trigo e o levedo de cerveja devido à presença do glúten”.

O alimento e seus benefícios
A ração humana tem vários benefícios para o corpo, como complementar uma refeição, fornecendo vitaminas, fibras e minerais, agir como coadjuvante no ato do emagrecimento, passando uma sensação de saciedade pela presença de fibras, e auxiliar na regularização intestinal. Porém, se sua meta é perder peso, é importante saber que o produto não faz milagres.

“Existe um comércio e um apelo demasiado de que a ração humana é um milagre. Porém a resposta para quem quer emagrecer é que essa informação é equivocada. Como ela é rica em fibras, faz o nosso corpo ter mais saciedade e também podendo regular o intestino. Para emagrecer de modo saudável, basta perder mais calorias do que as ganha, sempre com auxílio do exercício físico e uma alimentação balanceada”, diz Luís Ricardo de S. Alves.
Para que seu efeito seja totalmente aproveitado e que colabore da melhor forma possível para a saúde do corpo, é necessário o consumo desse alimento com sabedoria. A quantidade recomendável diariamente é de 20 gramas de ração humana, equivalente a duas colheres de sopa. Essa quantidade pode ser ingerida dividida em duas vezes ao dia, podendo ocorrer no café da manhã e no café da tarde.

Com o consumo periódico, é necessário que a ingestão de água durante o dia cresça consideravelmente, devido a grande quantidade de fibras encontrada na ração humana

Perfeito para corredores
Além de contribuir para o emagrecimento, a ração humana pode ser uma óptima aliada para todos os corredores e desportistas que necessitam cada dia mais de energia para os treinos.

“A ração humana é muito benéfica para os atletas, pois possui uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais, nutrientes que são insubstituíveis para quem gasta muita energia com actividades físicas”, explica Alves.

Esses cereais devem ser tratados como um aliado na alimentação diária, já que existem outros alimentos que podem servir de fontes energéticas encontradas na ração humana, como a fibra, vitaminas e minerais.

publicado por Zé às 08:38

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