"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

13.05.10

O dia de 31 de maio foi escolhido pela OMS – Organização Mundial de Saúde como o “Dia Mundial de Combate ao Tabagismo”.


Não é um dia de festa, mas sim de alerta!
Apesar das fotos chocantes estampadas nos maços de cigarro e, campanhas contra o tabagismo, cada vez mais, principalmente os jovens tem adoptado este vicio.
Parece que o cigarro é o 11o dedo, tamanha é a parceria com o viciado.
Dizer que fumar é um hábito: - só para fumadores.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que o cigarro mata mais de 3 milhões de pessoas no mundo anualmente.
O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer do pulmão.

Cigarro light
Quando cigarros industrializados ou de fumo-de-rolo, cachimbos e charutos são acesos, algumas substâncias são inaladas pelo fumdor e outras se difundem pelo ambiente. Todas as formas de uso do tabaco, inclusive os cigarros com mentol, filtros especiais, com baixos teores, têm uma composição semelhante, não havendo, portanto, cigarros “saudáveis” ou cachimbos e charutos que façam menos mal.

Fumaça do cigarro
A fumaça do cigarro contém ciliotoxinas (e mais de 5 mil elementos diferentes) que produzem irritação dos olhos, naris e garganta.
A nicotina é considerada droga pela OMS, aumenta a freqüência cardíaca e com o monóxido de carbono leva à arterosclerose, doenças cardiovasculares, úlcera gástrica e enfisema pulmonar.

Crianças fumam por tabela
Fumantes passivos morrem duas vezes mais por câncer de pulmão do que as pessoas não submetidas à poluição tabágica ambiental. As crianças, principalmente as de baixa idade, são prejudicadas em sua convivência involuntária.

Benefícios imediatos
Após 8 horas sem fumar, o nível de oxigenação na circulação sangüínea começa a equilibrar-se.
Depois de 24 horas, diminui o risco de um ataque cardíaco.
72 horas após ter parado de fumar, a capacidade pulmonar aumenta em até 30%.

Deixar de fumar só depende de você.
tags:
publicado por Zé às 08:58

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian