"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

03.07.12

Não é só de competições, tempos ou vitórias que a corrida é feita. Praticar dsporto por prazer, diversão e por uma saúde melhor, é, muitas vezes, tudo o que os atletas que estão começando a dar suas primeiras corridas querem, sem preocupações com horários e obrigações de treinos duros e desgastantes. Porém, correr para ter uma vida saudável também exige uma preparação antes de do início dos treinos. É necessário, por exemplo, que o atleta que está começando a entrar no mundo da actividade física faça uma bateria de exames com um especialista, que irá realizar o teste ergométrico, para avaliar a o sistema cardiovascular, além de outros. Outra dica importante é que, ao começar a correr, o atleta deve se preocupar em não exceder seu limite nos treinos, respeitando assim seu nível de condicionamento, separando também alguns dias da semana para o descanso, que é quando o corpo absorverá os exercícios já feitos. A regularidade nos treinos também deve ser levada à sério. Se se concentrar nas passadas e ter determinação para que o treino ocorra como esperado são outros pontos relevantes nos treinos. Começar pela caminhada pode ajudar a manter o ritmo e a confiança. A corrida propriamente dita poderá entrar somente mais para a frente, com o condicionamento mais elevado. “É sempre bom os novos corredores estarem preocupados em manterem uma boa saúde, já que esse é o papel principal da corrida”, disse Paulo Rennó, direcor técnico da Paulo Rennó Assessoria Desportiva, que enaltece a importância de um educador físico na vida de quem está começando.

Os benefícios da corrida
A corrida pode proporcionar pontos positivos tanto no sector físico, quanto na parte psicológica. Em seu corpo, o atleta terá uma melhora no sistema cardiovascular; aumento do débito cardíaco; prevenção de doenças coronárias e relacionadas à hipertensão e acidente vascular cerebral; controle do peso corporal; prevenção da diabetes; fortalecimento de tendões, ligamentos e articulações; e o combate da osteoporose.
Na parte mental, as melhoras são ainda mais fáceis de serem notadas, já que os problemas do cotidiano envolvem a todos. A corrida pode diminuir o estresse, ansiedade e depressão, além de melhora de auto-estima e o estímulo para terminar com vícios como o tabagismo, alcoolismo e drogas em geral. A prática do desporto por prazer, aliada a uma vida saudável pode trazer muitos benefícios para o indivíduo, como completa Enzo Amato, director técnico da Enzo Amato Assessoria Desportiva. “A corrida proporciona um grande gasto de energia, o que é importante para queimar calorias e manter os níveis cardíacos, tendo assim uma melhora na saúde”.

publicado por Zé às 08:45

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