"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

14.08.10

Ioga melhora a performance sexual

O ioga é um método antigo de relaxamento que tem ganho bastante popularidade nos últimos anos. O ioga tem-se mostrado eficaz na redução dos sentimentos de ansiedade e depressão, pressão sanguínea e dor nas articulações.

O que vamos dizer a seguir pode parecer-lhe estranho, mas a verdade é que o ioga também pode aumentar o desempenho sexual. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine, o ioga praticado com regularidade melhora vários aspectos sexuais da mulher, incluindo o desejo, a excitação, o orgasmo e a satisfação geral.

O estudo envolveu 40 mulheres, com idades entre os 22 e os 55 anos. A maioria era casada e todas sexualmente activas. As participantes tiveram de seguir uma rotina de 22 posturas indicadas para melhorar distúrbios da região abdominal.

Durante 12 semanas, as mulheres fizeram uma hora de ioga diariamente, seguida de exercícios de respiração e de relaxamento. No início e no fim do programa, as participantes responderam a um questionário sobre a qualidade da vida sexual. A análise dos dados revelou que a maioria das mulheres tinha tido uma melhoria substancial na qualidade do sexo.

Foram avaliados seis factores: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, dor e satisfação. Cerca de 75% das mulheres registaram mudanças positivas na vida sexual. Esta melhoria foi mais patente nas mulheres com mais de 45 anos.

Apesar do estudo ter sido realizado com poucas mulheres, os investigadores acreditam que as posturas executadas, combinadas com um programa de diminuição do stress, favorecem as relações sexuais porque aumentam a autoestima e ajudam a regular as hormonas.

Posições que favorecem o desempenho sexual

Estas são 3 das 22 posturas de ioga investigadas no estudo científico e que se mostraram eficazes no aumento da satisfação sexual.

Da esquerda para a direita: (A) trikonasana (ou pose do triângulo), (B) bhujangasana (ou pose de cobra) e (C) ardha matsyendra mudra.

tags:
publicado por Zé às 05:57

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian