"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

16.10.10

Além da saúde, que é indiscutível, muita gente começa a praticar uma actividade física como a corrida, por exemplo, com o propósito de perder peso. Para isso é preciso ter o acompanhamento sério de um técnico e de um profissional de nutrição. Hoje, o Corredor Treinador traz alguns mitos e verdades sobre o emagrecimento.

 

Mito: Para emagrecer, é preciso cortar carbohidratos ou gorduras


Verdade: A perda de peso não está associada à restrição de nutrientes em sua alimentação, mas sim na quantidade de calorias ingeridas e gastas. Para perder peso, é necessário gastar mais calorias do que se consome. E, é claro, alimentar-se com consciência para obter todos os nutrientes de que o corpo precisa para o bom funcionamento.

 

Mito: Exercite-se na zona de queima de gordura


Verdade: A zona de queima de gordura está entre 50 a 70% dos batimentos cardíacos. Ao exercitar-se em baixa intensidade, o corpo tira energia da gordura. Com batimentos mais acelerados, a energia vem dos carbohidratos. Mas a dinâmica não funciona para perda de gordura. Para acelerar o metabolismo e conseguir perda de gordura, é preciso mais tempo de permanência na actividade.

 

Mito: Pequenas refeições ao dia são melhores que três refeições consistentes


Verdade: Quando o corpo passa longos períodos sem a ingestão de alimentos tende a acumular nas principais refeições. O corpo é inteligente, sejamos mais: coma mais vezes ao dia e evite o acumulo de gorduras.

 

Musculação


Um programa muscular pode ser direccionado para diversas formas de ganho no corpo. Desde força, massa magra, resistência, potência e endurance. Da mesma forma, pode potencializar um programa de emagrecimento, adequando uma sobrecarga que suporte um maior número de repetições. A musculatura trabalhada gasta mais energia durante a sua recuperação.

publicado por Zé às 18:38

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian