"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

17.11.10


Actualmente tem se disseminado muito a ideia de se utilizar ‘o alimento como medicamento’, contemplando as lições de Hipócrates – o pai da medicina – proferidas há 2.500 anos. Todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, são denominados alimentos funcionais. Alimentos com propriedades funcionais de importância significativa são aqueles que possuem acção antioxidante, ou seja, diminuem a produção de radicais livres decorrentes da prática desportiva, especialmente nas actividades de longa duração.

Durante a prática desportiva, ocorre um aumento de 10 a 20 vezes no consumo total de oxigénio do organismo e de 100 a 200 vezes na captação de oxigénio pelo tecido muscular, favorecendo a produção de radicais livres de oxigénio, o que contribui para a ocorrência de danos celulares, prejudicando o desempenho do atleta e ocasionando problemas à saúde. De maneira geral, recomenda-se atender todas as necessidades de nutrientes essenciais, além de enriquecer a alimentação com fontes de alimentos funcionais. Isto pode ser obtido por meio de uma alimentação amplamente variada e com a inserção de alguns dos alimentos descritos na tabela abaixo.

COMPONENTES
ATIVOS

PROPRIEDADES
PARA A SAÚDE

ALIMENTOS
FONTES

Flavonóides

Antioxidantes e previnem o câncer, além de apresentarem atividade anti inflamatória

Frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa, etc.

Ácidos graxos ômega-3

Redução do colesterol ruim (LDL); apresentam acção anti inflamatória

Peixes marinhos, como salmão, sardinha, atum, anchova, arenque

Acido alfa-linolênico

Estimula o sistema imunológico e tem
acção anti inflamatória

Óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas

Licopeno

Potente antioxidante e reduz o risco de certos tipos de câncer

Alimentos vermelhos em geral: tomate e derivados, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho

Isoflavonas

Antioxidante, diminui o colesterol e reduz sintomas menopausa em mulheres

Soja e derivados

Catequinas

Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico

Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, uva roxa, vinho tinto

Fibras solúveis e insolúveis

Melhora funcionamento intestinal e, com isso, reduz o risco de câncer de cólon.
As fibras solúveis podem ajudar no controle do colesterol e da glicemia

Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc., hortaliças e frutas

Probióticos – Lactobacilos

Melhora o funcionamento intestinal e reduz o risco de constipação e câncer de cólon

Leites fermentados e iogurtes

publicado por Zé às 08:42

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
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