"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

12.12.10

Esta lesão causada por uma inflamação da tíbia ou de seus tendões e músculos é muito comum entre os corredores. Saiba mais sobre suas causas e seu tratamento. As dores nos membros inferiores em corredores podem ter várias causas: musculares, tendinosas e/ou ósseas. A síndrome de stresse do tibial medial, popularmente conhecida como periostite medial de tíbia ou Canelite, é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por stresse. É uma queixa comum de atletas, principalmente aqueles que costumam correr médias e longas distâncias. Além da corrida essa síndrome pode estar presente em outros desportos que envolvam o acto de pular, sendo os pousos e decolagens em superfícies duras a principal causa da dor. A Canelite é caracterizada por dor na região anterior da perna, que inicialmente ocorre durante o exercício e melhora após algumas horas, evoluindo para dor persistente mesmo com a cessação da actividade, podendo dificultar até o andar de forma lenta. Inicialmente ocorre uma inflamação no periósteo (fina camada que recobre o osso) e estruturas adjacentes como músculos e tendões da perna, podendo evoluir para micro fissuras no osso e até promover uma fratura por stresse caso o individuo não pare de correr. Causas dentre os factores de risco para o aparecimento da Canelite podemos citar; • Aumento excessivo no volume e/ou intensidade de treino, como também treino sem orientação de um profissional de educação física; • Pessoas iniciantes no desporto ou que mudaram de actividade recentemente; • A fraqueza dos músculos dos membros inferiores, como também a falta de alongamento dos músculos da panturrilha; • Pisos duros e compactados como concreto e asfalto devem ser evitados, dê preferência a grama ou pisos de terra, evite também terrenos acidentados. Concreto é seis vezes mais severo para os seus tecidos da tíbia do que o asfalto. O asfalto é três vezes mais severo do que a terra batida. A grama é ainda mais macia, e diminui significativamente o risco de inflação na região da tíbia; • Pés hiperpronados e hipersupinados; • Correr inclinando o tronco para frente além de 5º; • Mulheres na menopausa; • Tênis inadequado para o seu tipo de pisada. O diagnóstico exacto da lesão é feito pelo médico a fim de excluir a possibilidade de ser uma fractura por stresse. O relato da história clinica como também o exame físico é de fundamental importância para o diagnóstico. Caso o médico suspeite da fractura por stresse, a radiografia convencional é o primeiro exame a ser solicitado. Tratamento O tratamento é feito através de: • Correção de qualquer condição estrutural com o uso de calçados e caso necessário, palmilhas personalizadas para o pé; • Modificação da actividade, evitando-se as corridas e os saltos por aproximadamente 10 dias. Durante esse período o condicionamento cardiorrespiratório deverá ser mantido através de exercícios na piscina com flutuador, como também no ciclo ergômetro; • A Crioterapia (gelo) e o TENS (estimulação elétrica trans cutânea) podem ser usados objectivando a analgesia local; • Exercícios de alongamento para musculatura posterior da perna (Panturrilha); • Com a regressão dos sintomas, devem-se iniciar, de maneira progressiva, os exercícios de fortalecimento para toda musculatura que envolve a articulação do tornozelo (tibiais, fibulares e tríceps sural); • Assim que o atleta estiver assintomático, pode-se iniciar o trote/corrida sobre a grama, por aproximadamente 20 minutos, com uma progressão de 10% a 15% semanalmente. É importante ressaltar que o mesmo já deverá estar adaptado ao tênis, caso seja portador de algum problema estrutural. Prevenção Algumas medidas devem ser adotadas na prevenção da canelite, dentre elas podemos destacar: • Uso do tênis correto, adequado ao seu tipo de pé e com amortecimento também na parte anterior. O uso de uma palmilha de silicone pode ajudar; • Alongue antes da corrida, e mais uma vez depois do aquecimento; • Aquecer. Informe ao seu corpo que ele será sobrecarregado. Pode-se usar meias de cano longo para ajudar no aquecimento; • Não corra com dor nem em excesso. Respeite os sinais do corpo; • Aumento gradual no volume ou intensidade do treino (não aumentar mais que 10% à 15% semanalmente). Não faça treino de velocidade prematuramente; • Caso cometa um erro no treino e sinta dor na canela, coloque gelo, tome antiinflamatórios não esteróides e não cometa o mesmo erro novamente; • Faça musculação. Músculos fortes diminuem o impacto sobre ossos e articulações; • Corra em superfícies adequadas. Dica: Aos primeiros sinais de dores na região anterior da perna, procure um profissional para uma completa avaliação e o correto diagnóstico e tratamento, só assim você terá condições de realizar suas actividades desportivas sem maiores complicações.

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publicado por Zé às 22:42

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Abs, Diogo Dias
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Corremos a 20 de Janeiro de 2011 às 12:52

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