"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

27.04.13

A testosterona é uma hormona androgénica que estimula os ganhos de massa muscular, aumenta os níveis de energia (em homens e mulheres) e aumenta a síntese dos glóbulos vermelhos. Uma das formas mais utilizadas pelos praticantes de musculação é o recurso aos anabólicos naturais(não confundir com esteróides anabólicos). Mas o que muitos se calhar não sabem é que existe forma de aumentar esta hormona também através da alimentação, mais propriamente das gorduras. É um facto que a gordura saturada (carne vermelha, ovos, lácteos) aumenta a testosterona. De acordo com novos estudos, parece que uma combinação de gorduras é mais eficaz para elevar a testosterona que consumir apenas um tipo de gordura.


O que diz a ciência


Os investigadores compararam os efeitos de vários tipos de gordura – óleo de sésamo, de girassol, de coco, de peixes e azeite – em associação ou isoladamente -, na pressão arterial, nos níveis de testosterona e em vários parâmetros cardiovasculares em ratos. O grupo que consumiu a combinação dos diferentes óleos foi o único a registar um aumento significativo na testosterona, para além de uma melhoria nos marcadores da doença cardiovascular (redução do colesterol total e LDL e diminuição da pressão arterial). Os resultados publicados no Hormone and Metabolic Research indicam que a dieta óptima para aumentar a síntese de testosterona deve ter a máxima percentagem de gorduras do azeite (rico em ácido oleico), seguida de  carnes vermelhas (de preferência consumir carnes de pasto), com uma pequena percentagem de óleos de peixe.

 

Pôr em prática:

  • Comer, pelo menos, uma dose de carne vermelha (200 a 300 g) por dia (às refeições principais)
  • Tomar 3 g de omega 3/dia (por exemplo, 1g a cada refeição)
  • Comer 1 colher de sopa de sementes (sésamo, girassol, abóbora) /dia (fora das refeições)
  • Comer uma porção de queijo (4 fatias) por dia (lanches)

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt