"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

24.02.11

 

Há certos desportos onde ter velocidade e agilidade é fundamental para um bom desempenho. É o caso do futebol, basquetebol, râguebi, ténis e modalidades de pista. Para desenvolver estas duas características, nada melhor que uma “escada de agilidade” (agility ladder).

Benefícios da escada de agilidade

É provável que saiba o que é uma escada de agilidade, apesar de possivelmente não saber que este é o seu nome (imagem à esquerda). Exercícios que recorrem a escadas de agilidade são uma excelente forma de aumentar a velocidade, agilidade e a coordenação. Os atletas que utilizam ferramentas que criam, de certa forma, barreiras físicas e objectivos específicos são mais precisos e eficazes nos seus exercícios. Isto é normal acontecer. Quando existem traços, linhas, pontos de partida ou metas concretas, o atleta sabe quando está a “fazer batota” ou a executar o exercício de maneira incorrecta, podendo corrigir os pontos onde está a falhar. Além disso, a escada de agilidade pode ser facilmente transportada para qualquer lugar. Basta encontrar um local (ao ar livre ou não), esticar a escada de agilidade e está pronto para começar os exercícios.

Antes de iniciar os exercícios propriamente ditos…


… convém aquecer os seus músculos. Uma corrida de 5 minutos a passo lento é suficiente. Os seus músculos devem estar frescos para assegurar uma boa qualidade de movimento na escada, mas não devem estar frios. E uma vez que estes tipos de exercícios não têm a finalidade de o deixar exausto, até pode fazer um pouco de jogging depois dos exercícios. O Logon deixa-lhe aqui dicas gerais para levar em consideração em todos os tipos de exercícios executados na escada de agilidade:

 

1) Pouse sempre toda a planta do pé no solo e não apenas os dedos;

2) Utilize o movimento dos braços para maximizar o treino;

3) Mantenha os seus braços, ombros e mãos relaxados;

4) Tente manter a sua cabeça o mais estável possível.

Os seguintes exercícios têm o intuito de desenvolver as seguintes características: velocidade, resistência, explosão, reacção e coordenação:

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publicado por Zé às 12:38

Boa tarde,
Parabéns pelas dicas que tem colocado sobre diferentes formas de maximizar e optimizar o treino. Relativamente às escadas de agilidade, pode indicar-me onde é possivel comprar?
Obrigado
Sérgio a 3 de Julho de 2011 às 12:39

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
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