"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

21.03.11

Enquanto o elixir da juventude eterna não é inventado, há certos hábitos que, se seguidos com algum zelo, podem atrasar o envelhecimento e dar-lhe mais anos de vida.

 

1) Boa alimentação.


Não é por acaso que colocamos este tópico em primeiro lugar. Uma alimentação saudável é a base de uma vida saudável. As vitaminas e os minerais presentes nos alimentos são essenciais para que o seu organismo se desenvolva de forma sadia e esteja apto a defender-se contra os invasores. Deve consumir legumes e frutas todos os dias.

Coma 5-6 vezes por dia com espaços de 3 horas, sensivelmente. Isso faz com que o cérebro não desacelere o metabolismo (para poupar energia devido à falta de alimento), impedindo o acumulo de gordura, principalmente na região abdominal.

 

2) Pratique exercício físico.

 

Quer você tenha 9 ou 90 anos, abundante evidência científica mostra que praticar exercício físico traz grandes benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Dedicar 30 minutos diários a uma actividade física de intensidade moderada pode ajudá-lo a evitar uma série de problemas graves como doenças de coração, diabetes, depressão, alzheimer, obesidade, lesões nas artérias, etc.

 

3) Dormir nas horas adequadas.

 

Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afectar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Diversos estudos mostram que os indivíduos que dormem menos horas do que as recomendadas têm menor vigor físico, envelhecem mais depressa e estão mais propensos a ter variados problemas, entre os quais infecções, obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Espreguice-se ao sair da cama. Desta forma alonga os músculos, que estiveram relaxados muito tempo, activando a circulação e prevenindo dores e lesões musculares.

 

4) Deixar de lado o cigarro.

 

Actualmente sabe-se que mais de 50 doenças estão associadas ao consumo de tabaco, entre as quais se destacam as doenças de coração e dos pulmões. Para deixar de fumar, ajuda beber muita água ao longo do dia.

 

5) Proteger a pele do sol.

 

Este acto previne o envelhecimento precoce da pele, bem como o aparecimento de rugas e manchas. Os raios ultravioleta provocam a degeneração do colagénio, deixando a pele flácida. É, por isso, importante colocar protector solar nas partes do corpo expostas ao sol, não só no Verão mas em todos os dias quentes do ano.

 

6) Escovar os dentes.

 

O ideal seria fazê-lo após cada refeição, por mais pequena que esta seja. Se não for possível, pelo menos três vezes ao dia (de manhã e após as 2 grandes refeições).

 

7) Fazer checkups com regularidade.

 

Este bom hábito permite que doenças como hipertensão , diabetes e cancro sejam detectadas a tempo de serem tratadas com eficácia. Por exemplo, quem faz o exame de papanicolau anualmente diminui em mais de 90% o risco de desenvolver cancro do útero.

 

8 ) Dar importância aos relacionamentos.

 

Diversos estudos sociais mostraram que os relacionamentos são bastante importantes no desenvolvimento saudável da pessoa, tanto físico como mental. Viver rodeado de amigos faz bem à saúde. Manterá a depressão e a ansiedade bem longe e terá melhor capacidade de raciocínio.

 

9) Saber ouvir o corpo.

 

Se estiver com sede, beba. Se estiver com fome, coma (bem, de preferência). Se estiver cansado, descanse. Se tiver vontade de ir à casa de banho vá, não aperte. Tenha cuidado com a higiene pessoal. É importante conhecer os limites do seu corpo.

 
tags:
publicado por Zé às 09:45

Muito interessante, parabéns por partilhar essa informação.
José Dias
José Dias a 2 de Maio de 2011 às 11:41

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian