"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

08.04.11

Já todos sabemos que comer fruta é saudável. Mas será que passamos à prática ou apenas nos ficamos pela teoria? O Logon deixa-lhe aqui algumas razões pelas quais deve comer fruta diariamente, com base em investigação científica publicada já este ano.

Maçã

 


 A maça tem uma constituição muito abrangente: proteínas, carboidratos, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas A, B1, B2, B6 e C. O consumo de maçã traz vários benefícios para a saúde, incluindo a redução dos níveis de colesterol no sangue, o auxílio da digestão e a redução da incidência de doenças periodontais e de metais tóxicos. Agora, um estudo publicado na revista científica BMC Microbiology mostrou que a maçã também contribui para a prevenção do cancro do colo-rectal e de doenças inflamatórios do intestino. Como? As bactérias benignas presentes no aparelho digestivo absorvem os componentes presentes nas maçãs, mantendo as células do intestino saudáveis. Quem sai beneficiado com isto é o sistema imunológico. No estudo realizado, os ratos que ingeriram mais pectina, um dos constituintes das fibras dietéticas da maçã, viram aumentadas a quantidade de bactérias benignas presentes no seu aparelho digestivo. As maçãs são um alimento de fácil transporte. Coma pelos menos uma maçã por dia.

Manga

 

Apesar dos seus baixos níveis de antioxidantes, a manga é um poderoso alimento. Segundo Susanne Talcott, cientista do centro de investigação Texas AgriLife Research, a manga possui 5 vezes menos capacidade antioxidante do que a uva, no entanto, pode ter um impacto positivo em vários tipos de cancros. A equipa de cientistas analisou a acção da manga contra o cancro e descobriu que a fruta prevenia e inclusive parava o crescimento das células cancerígenas em certos tipos de cancro da mama e do colo-rectal. Os cientistas analisaram in vitro a acção dos polifenóis de manga em vários tipos de cancro: do colo-rectal, da mama, do pulmão, da próstata e leucemia. A manga mostrou ter algum impacto benéfico nos cancros do pulmão, leucemia e da próstata. Mas foi no cancro da mama e do colo-rectal que a fruta mostrou ser mais eficiente.

Romã

 

 

Segundo estudo publicado no Cancer Prevention Research, as romãs podem prevenir o cancro da mama e abrandar o crescimento de células infectadas. No estudo conduzido por investigadores norte-americanos, os elagitaninos (grupo de fitoquímicos encontrado em abundância nas romãs) impediram o crescimento do cancro da mama.

Kiwi

 

 

Provavelmente já sabe que a vitamina C é um antioxidante fundamental para o organismo. O que se calhar não sabia é que o kiwi contém três vezes mais vitamina C que a laranja. O kiwi não possui gordura saturada nem colesterol. É constituído por diversos nutrientes, incluindo fibras, proteínas, potássio, ferro, cálcio, magnésio, etc.

O kiwi é uma boa fonte de ácido fólico. Este nutriente é muito importante em diversas fases da vida: gravidez, crescimento e situações de cicatrização.

publicado por Zé às 15:39

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian