"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

13.04.11

Neste artigo mostrámos-lhe por que motivo deve preferir os alongamentos dinâmicos aos estáticos. Deixámos-lhe aqui alguns dos alongamentos dinâmicos mais eficazes utilizados por atletas de alta competição.

 

Objectivos dos alongamentos

  • Eliminar ou reduzir os encurtamentos do sistema muscular;
  • Reduzir a resistência muscular antagonista e aproveitar de forma mais eficaz a força dos agonistas;
  • Aumentar ou manter a flexibilidade;
  • Diminuir os riscos de lesões músculo-articulares;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Combater a rigidez;
  • Promover simetria muscular.

Os alongamentos dinâmicos que se seguem fazem parte do programa de formação de jogadores da United States Tennis Association, mas aplicam-se à maior parte dos atletas. Recomendação: procure executá-los logo após o seu aquecimento aeróbico e imediatamente antes do treino.

ANDAR SOBRE MÃOS
(Ombros, abdominais e flexores da coxa)

Começando de pé, incline-se gradualmente até que ambas as mãos toquem no chão. Ande com as mãos para a frente, afastando-as dos,pés, até que as costas estejam praticamente esticadas. Mantendo as pernas direitas, ande com os pés novamente em direcção às mãos.
(Reps: 5-6)

ESCORPIÃO
(Para os membros inferiores, flexores da anca e músculos dos glúteos)

Deite-se de barriga para baixo, braços estendidos e pés flectidos, de forma a que apenas os dedos toquem no chão. Leve o seu pé direito em direcção ao braço esquerdo, depois faça o mesmo com o pé esquerdo em direcção ao seu braço direito. Este exercício é de nível avançado, deve iniciá-lo lentamente.
(Reps: 12)

MARCHA SIMPLES
(Flexores da coxa e glúteos)

Ao caminhar, chutar uma das pernas para a frente, dedos dos pés flectidos para cima. Com o braço oposto tente alcançar o pé. Deixe cair a perna e repita com os membros contrários.

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publicado por Zé às 20:23

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