"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

14.05.11

As dores musculares nas coxas são bastante comuns nos maratonistas, jogadores de futebol, basquetebol, etc. Basicamente, em todos os atletas que usem as pernas. Por vezes, as dores prolongam-se por mais tempo do que o habitual. Nestes casos, é possível fazer algo mais do que apenas esperar que o corpo recupere. Se as suas sapatilhas não estão gastas, se não correu numa superfície nova e se não aumentou a carga de treino, então provavelmente está numa situação de overtraining (treino em excesso). Eis o que pode fazer para recuperar mais rápido:

 

 

1) Massaje as coxas. Use um rolo de espuma ou um massage stick para relaxar os músculos tensos.

 

2) Varie o seu treino. Troque o ginásio 1 ou 2 vezes por mês pela piscina. Faça sessões de natação ou exercícios na água. Esta actividade é de baixo impacto e está comprovado cientificamente que ajuda no relaxamento dos músculos.

 

3) Se notar que fica mais cansado do que o habitual quando faz cardio, diminua o volume de treino na 3ª semana. Corte 1/3 a metade nos quilómetros que faz habitualmente, para dar tempo ao corpo para recuperar.

 

4) Fortaleça os glúteos. São músculos muitas vezes menosprezados, mas neles reside muito da força das coxas. Se os músculos dos glúteos forem fracos, as coxas terão de trabalhar mais para compensar. Como tal, não será má ideia usar um power loop (mini banda) nas suas caminhadas, de modo a fortalecer os glúteos. Certifique-se que ao andar está a sentir a tensão nos glúteos e não coxas. Se isso não estiver a acontecer, ajuste a posição da mini banda.
*Post extraido da Prozis

tags:
publicado por Zé às 17:51

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian