"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

23.08.11

Saiba quais são os pré-requisitos para participar de uma corrida com mais de 42 km e veja o que fazer antes de cogitar disputar uma prova como esta

 


Para participar de provas de longas distâncias é preciso ter muita experiência e treino adequado. Competições acima de 42 km (trajecto oficial da maratona), conhecidas como ultramaratonas, além de exigirem um nível mais avançado de corrida, demandam também muito mais dedicação, vontade e certas alterações na rotina de treino. O postulante a completar uma corrida deste tipo deve lembrar sempre que, quanto maior o percurso, maior também a preparação. Além disso, o número de provas que o corredor já participou, uma espécie de “currículo da corrida”, também é importante. “É preciso ter feito várias maratonas antes de participar de uma ultra. Essas várias maratonas darão a bagagem necessária e conhecimento ao corredor sobre seu corpo e sua mente, para depois pensar numa boa preparação até a prova”, explica Enzo Amato, diretor técnico da assessoria desportiva que leva seu nome. Portanto, ter, no mínimo, três maratonas e cerca de dois anos de treinos de experiência após disputar os primeiros 42 km é essencial.

Evolução
Da mesma forma que quem caminha e quer começar a correr ou quem participa de provas de 10 km e quer fazer uma meia-maratona, os corredores que vão iniciar nas ultramaratonas devem estar preparados para certas mudanças. Primeiro, o corpo tem que se habituar aos treinos mais longos, que se tornarão mais frequentes na preparação. “Os treinos longos devem chegar a pelo menos 70% da distância da prova. No começo pode ser muito difícil e desgastante, mas com o tempo trará benefícios”, fala Amato. Aumentar a disciplina e melhorar o fortalecimento muscular estão dentro dos pré-requisitos para fazer uma ultramaratona. “O corredor tem que seguir sua rotina de treinos, que terá um aumento de volume semanal e variações necessárias para esse tipo de corrida. Porém, deve-se atentar para o cuidado com exageros”, lembra Leandro Sandoval, diretor técnico da Life Training Assessoria Desportiva. Lembrando que esses excessos podem vir a causar overtraining. O auxílio de um profissional de educação física é indispensável.

Factor psicológico
Uma ultramaratona pode ser desgastante tanto fisicamente quanto psicologicamente. Por isso, converse com atletas que já fizeram e se programe para tudo dar certo e conheça nos treinos seus limites. Vestimento adequada e itens necessários para corrida também fazem parte da boa preparação.

Alimentação
Aliada aos hábitos saudáveis e uma hidratação correcta, uma boa alimentação deve fazer parte do cotidiano de todo corredor. Para ultramaratonistas não é diferente. “Recomendo que antes de se iniciar uma preparação para a ultramaratona, o atleta tenha o acompanhamento de um profissional da área de nutrição desportiva, pois juntamente com o treinador eles vão ajustar a melhorar forma de proporcionar energia e força para a preparação desta prova”, aconselha Sandoval.

Dicas para uma boa preparação:

Tenha vários kits de material desportivo (tênis, camisetas e bermudas) para treinar;
Utilize vaselina nas partes com dobras. Isso evita atritos na pele, que podem causar assaduras;
Coloque vaselina também entres os dedos do pé e nas partes de maior atrito durante a corrida;
Corra sempre dentro do limite estipulado, pois qualquer variação a mais poderá causar um desgaste excessivo;
Varie o tipo de terreno durante a preparação. Pista de atletismo,asfalto, terra, grama e pedriscos são opções;
Utilize tecidos leves e verificar qual será a temperatura da região onde irá ser a prova;
Não esqueça de procurar um treinador, que te auxiliará na preparação.

tags:
publicado por Zé às 16:24

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian