"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

06.06.13


Saiba as vantagens e desvantagens dos diferentes pisos disponíveis para você treinar e como inserir cada um no seu plano de treino

 


Foto: Divulgação/ Nike

Por Fernanda Silva

O que os corredores mais buscam na corrida é melhorar o desempenho. E a busca por esta performance pode ser mais prazerosa (e provável) quando aliada a algo que tire o atleta da rotina dos treinos. Por isso, as mudanças de piso na hora de praticar o desporto são sempre recomendadas pelos especialistas. Além do tão comum asfalto, relva, areia, terra batida e até esteira são as opções de pisos para a corrida. Para o treinador Diego Lopez, utilizá-los nos treinos de forma variada é importante também para alinhar as cargas em determinadas regiõs do corpo, por exemplo. “Variar os pisos é bom para trabalharmos com mais ou menos sobrecarga nos diferentes grupos musculares e aliviarmos, em alguns casos, as articulações, como no chão de trilha, que proporciona mais sobrecarga muscular e menos impacto nas articulações”, exemplifica o director técnico da Trilopez Assessoria Desportiva. Para saber a quantidade ideal de cada um desses tipos de chão nos treinos, deve-se levar em consideração o calendário de provas e as características dessas disputas, e os tipos de treinos que serão feitos. Saber o nível de condicionamento físico também é importante, pois alguns casos exigem mais esforço do que outros. Veja abaixo algumas vantagens e também no que você deve ficar de olho quando for treinar:

ASFALTO

Prós – Bom e velho companheiro dos corredores, o asfalto é o terreno com o maior número de praticantes, já que a grande maioria das provas são realizadas ali. Nele há um aumento da resistência do atleta e média sobrecarga muscular.

Contra - “O impacto é bem grande, principalmente nas articulações”, revela Lopez. Quem corre somente neste piso pode sofrer mais com lesões, portanto a variação é imprescindível, além da ajuda de um treinador e um bom fortalecimento muscular.

ESTEIRA

Prós - Nela é possível controlar a velocidade e o tempo do treino, além das opções de inclinação e monitoramentos. A esteira proporciona um impacto menor que no asfalto.

Contras - É bem diferente da actividade física praticada no asfalto, já que na esteira você não faz esforço para seguir em frente, pois você salta o chão que se move. Mas ainda sim, é uma boa opção para dias de chuva muito forte, por exemplo.

RELVA

Prós - A relva é um local bom para se correr, já que oferece um menor impacto ao corredor, não exigindo tanto dos pés e evitando lesões. Já as trilhas, com terra batida e até galhos, por exemplo, são boas opções para os treinos para corridas de aventura. Tudo com a devida orientação do treinador e de acordo com o planeamento e condicionamento físico, pois exige mais esforço do atleta.

Contras – Pode ser difícil encontrar um local apropriado para sua prática, já que buracos e variações na terra são comuns neste terreno, portanto todo cuidado é pouco.

AREIA

Prós – O impacto das passadas é bastante absorvido neste tipo de piso. “Mas ele exige bastante resistência muscular e estabilidade nas articulações, por isso é ideal para corredores mais experientes ou em treinos específicos para provas com esta característica”, indica Lopez. Portanto, treinos em areia fofa são muito indicados para o trabalho de resistência.

Contras - É considerado um treino pesado, podendo trazer um grande desgaste físico. Então o cuidado com o excesso é importante para não acarretar lesões.

CIMENTO
Contém maior impacto que que qualquer outro tipo de terreno e não beneficia em nada o corredor. A prática da corrida deve ser totalmente evitada neste piso, já que pode gerar muitas lesões e poucos benefícios.

Dica do treinador: “Pensando em um corredor que fará uma meia-maratona no asfalto, aconselho: intervalados e longos no asfalto; treinos regenerativos em trilhas, grama ou areia; avaliação de mecânica na esteira; trabalhos de base em trilhas com bastante subida e descida”, recomenda Lopez.

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publicado por Zé às 13:10

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ANGELA a 15 de Janeiro de 2012 às 07:52

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