"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

10.01.13

Limão e alho

Desde o tempo de nossos avós, sempre ouvimos falar de remédios caseiros para tratamentos de problemas respiratórios como gripes e resfriados, pois atuam na redução e/ou remoção das secreções pulmonares, facilitando a respiração. Para exemplificar as receitas caseiras, falaremos sobre o alho e/ou cebola também da família Allium, os quais atuam beneficamente nos resfriados tendo esses resultados já comprovados cientificamente. Estudos garantem que são grandes as chances para um indivíduo nem ficar doente, se ele comer alho ou cebola nos estágios iniciais do resfriado. Os principais compostos do alho responsáveis por esse efeito benéfico são chamados ajoeno e alicina. Eles apresentam capacidade de atuar no organismo como anti-inflamatório, antibióticos, antifúngica e antiviral, ocasionando bloqueio das enzimas que resultam em infecções bacterianas e virais. A ingestão recomenda pela American Dietetic Association é de 600 a 900 mg de alho por dia o que corresponde a aproximadamente ao peso de dois dentes de alho cru. Para melhor aproveitamento e resultados oferecidos pelos compostos presentes no alho, a melhor recomendação é seu consumo na forma de chá quente. O líquido quente ao passar pela boca, garganta e estômago, ativa os receptores nervosos enviando mensagens ao cérebro as quais vão ativar as glândulas produtoras de secreção alinhadas nas vias aéreas, liberando imediatamente ondas de fluidos, facilitando dessa forma a “diluição” das secreções favorecendo a sua liberação para fora do corpo.


“Receita“

- 2 copos de água
- 1 limão
- 2 dentes de alho

Modo de preparo:

- Corte o limão em quatro partes, com casca e tudo. Descasque o alho e leve-os à panela com a água.
- Deixe no fogo até levantar fervura e desligue. Tampe a panela até mornar e coe o líquido para beber.
Nota: pode tomar puro, com mel, açúcar ou adoçante.


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt