"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

10.03.13

 

Investigação científica recente tem afirmado, ainda mais, os benefícios do ómega-3 para a saúde do corpo. A hipertrigliceridémia está associada ao endurecimento das artérias (aterosclerose), um dos principais factores de risco de doença cardiovascular – causa de quase 50% de mortes na Europa. Em Janeiro de 2009, uma investigação efectuada com homens diagnosticados com hipertrigliceridémia (valores elevados de triglicéridos no sangue) revelou que os suplementos de ómega-3, especialmente os de DHA, podem reduzir os compostos associados à inflamação em até 20%. Durante o período de estudo, metade dos homens recebeu uma suplementação diária com azeite, ao passo que a outra metade recebeu um óleo com DHA. Ao final de 45 dias, tanto a proteína C-reactiva (CRP) como a interleucina-6 (IL-6) tinham diminuído em 15% e 23%, respectivamente, no grupo suplementado com óleo com DHA. Em Março de 2009, uma investigação publicada no Clinical Cancer Research dava conta que os ácidos gordos ómega-3 podem ajudar a proteger os homens contra o cancro da próstata avançado. O estudo identificou uma associação protectora entre a ingestão de ácidos gordos ómega-3 e a doença. Os homens com maior consumo de ómega-3 apresentaram um risco de cancro de próstata maligno 63% menor do que os homens com uma ingestão menor . As fontes de ómega-3 podem, por isso, ser uma boa forma de reduzir o risco deste tipo de cancro. Já em Dezembro de 2009, na conferência de Investigação e Prevenção do Cancro, realizada pela Associação Americana para a Investigação do Cancro, cientistas apresentaram dados que revelam que o consumo de ómega-3 pode ajudar a prevenir o cancro do colo-rectal. Os efeitos notados foram de redução do crescimento do tumor à supressão e inibição da metástase (processo de formação de um novo tumor) .


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt