"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

23.03.13
Tem uma existência milenar e para além de continuar a ser a base da medicina na China e noutros países do Oriente, está hoje amplamente difundida no Ocidente onde é muito utilizada como complemento da medicina ocidental. O conceito básico da MTC é a força vital (qi, energia) que percorre todo o corpo. Qualquer alteração no fluir dessa força vital pode levar a desequilíbrios e a doenças. Para reequilibrar essas alterações é necessário harmonizar os elementos internos e os externos. A sua filosofia baseia-se na prevenção e aprendizagem de técnicas de  auto-tratamento.  A aprendizagem de uma dieta equilibrada, técnicas de relaxamento, Shiatsu (massagem), Tui-na, Acupuntura, Fitoterapia (tratamento com plantas) e Tai-chi-chuan são algumas das técnicas a ser aplicadas e ensinadas para conseguir obter os resultados pretendidos. É procurada essencialmente para doenças crónicas.

Acupunctura

 

Acupuncture

 

 

É uma técnica que consiste na estimulação de pontos específicos no corpo. Segundo a MTC o corpo é atravessado por meridianos que representam diferentes órgãos. Ao longo de cada meridiano definem-se pontos específicos, cuja estimulação está relacionada com a função de diferentes órgãos ou sistemas. A estimulação dos pontos faz-se geralmente através da inserção de finas agulhas nesses pontos específicos. A aplicação das agulhas é geralmente muito bem tolerada. Também pode usar-se a pressão feita com o dedo (acupressão) ou a aplicação de calor (moxibustão). Estes estímulos induzem a libertação de endorfinas e de outras substancias existentes no organismo que atenuam a sensação de dor e aliviam sintomas associados com certas doenças. Produzem também um o re-equílibrio energético. Utilizada para a estimular o sistema imunitário, reequilibrar a energia em fases de maior stress e cansaço, e ainda no tratamento de certas doenças.

 


A organização mundial de saúde reconhece a eficácia da acupunctura nas seguintes patologias:

- Alterações digestivas (dor abdominal, obstipação, indigestão, hiperacidez)

- Alterações emocionais (ansiedade, depressão, insónia e nervosismo)

- Alterações músculo-esqueléticas (dor nas costas, músculos e ciática)

Alterações respiratórias (asma, bronquite, constipação, sinusite)

- Alterações ginecológicas (sintomas associados à menopausa e à pré-menopausa)

- Alterações neurológicas (dor de cabeça, enxaqueca, dor pós-operatória)

- Alterações várias (redução do stress, da

 

tensão arterial, fadiga crónica, tonificação do sistema imunológico,controlo da adição do tabaco, do álcool, e outras drogas, aumento do desempenho desportivo.

 

51871

 

 

 

Acupunctura auricular

 

 

orelha

 

Consiste na inserção de agulhas ou de pequenas esferas que exercem pressão em áreas reflexas na orelha, é usada como uma técnica complementar nos tratamentos anteriores. As esferas podem ser coladas na orelha e permanecer aí durante alguns dias (quase não se notam) pra que o paciente possa realizar auriculoterapia por si mesmo, apertando as esferas contra a orelha, repetidamente, ao longo do dia.

 

DSC01868

tags:
publicado por Zé às 14:10

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian