"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

29.03.13

O calor e o exercício ocasionam perdas de líquidos através do suor que muita vezes só a água não repõe, pois ocorre também uma perda de nutrientes importantes como os sais minerais para o equilíbrio do organismo.. Quanto maior o tempo de exercício, maiores serão as perdas hídricas. O uso de isotônicos se torna necessário principalmente em esportes de endurance ou longa duração, tais como: natação, ciclismo, corrida, aquatlo, duatlo, triatlo, entre outros. Basicamente, isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção. Só há necessidade de consumi-los se você perder mais de 2% de peso corporal durante a actividade física.

Os principais ingredientes nos hidratantes comerciais incluem:

1) de 6 a 8 % de açucar diluído (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açucar)
2) de 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal – 1/16 de uma colher de chá).
3) de 24 a 45 miligramas de potássio (quantidade presente em duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.

 

 

A seguinte receita, para fazer um copo de isotônico, se aproxima bastante das proporções acima. Experimente-a se você desejar um hidratante completo e de baixo custo.

-1 colher de sopa de açucar
-1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)
-2 colheres de sopa de sumo de laranja ou de limão
- água gelada

1. Dissolva o açucar e o sal num copo com um pouquinho de água quente
2. Acrescente o sumo e a água gelada
3. Pronto!! Acabe com  sede!

publicado por Zé às 10:09

Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
Visitas/Tradutor
English French German Spain Italian