"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

04.04.13

Cuidado com os adoçantes! Você pode estar destruindo o seu sistema imune como se estivesse ingerindo inseticida

Segundo um estudo teórico publicado no Journal of Toxicology and Environmental Health e um artigo publicado no Canadian Journal of Gastroenterology, o aumento da Doença Inflamatória do Cólon, uma condição autoimune, tem sérias consequências para a saúde e tem seu crescimento associado ao consumo de adoçante artificial sucralose. Esse tipo de adoçante é conhecido por inativar enzimas digestivas e alterar a mucosa intestinal causando disfunção. Pesquisas iniciais observaram que a sucralose pode destruir mais de 50% de nossa flora intestinal, além de aumentar o pH do intestino. Então, se você destrói a sua flora intestinal através do consumo regular desse tipo de adoçante, a perda de saúde é algo praticamente certo! O que complica a ainda mais a situação é o fato de que a maioria das pessoas já é deficiente de uma flora bacteriana saudável pelo excesso de consumo de alimentos altamente processados. Muitos consumidores podem estar sofrendo os efeitos causados pelos adoçantes artificiais como o sucralose sem imaginar que seus problemas são causados pelo consumo de alimentos e bebidas adoçados artificialmente. Apesar de toda a propaganda, a sucralose não é nada como um açúcar. É um adoçante artificial clorado, alinhado com o aspartame e sacarina, e com efeitos desfavoráveis para a saúde. Na verdade, apesar da sucralose surgir à partir de uma molécula de açúcar com processo de manufatura realizado, ela torna-se mais parecida com o pesticida DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) do que propriamente com o açúcar. Sua ação funciona da mesma forma como se você estivesse comendo um pesticida. E isso não é nada bom!Os estudos realizados com o sucralose para sua aprovação nos Estados Unidos foram feitos em animais e eles na verdade observaram muitos problemas apesar de terem sido mal interpretados, como:

- lesões cerebrais;

- anemia e diminuição de quantidade de glóbulos vermelhos;

- calcificação e aumento renal;

- aumento da mortalidade;

- infertilidade masculina;

- aborto espontâneo em ratas.

 

Infelizmente muitos não conseguem enxergar a relação entre sintomas e o uso de sucralose, ou outro adoçante artificial. Mas, ainda sim, recomendo que você preste bastante atenção a essa lista de sintomas. Caso sinta algum deles, aconselho a suspender os produtos com sucralose para ver se os sintomas melhoram. Combinado? Os sintomas normalmente reportados nas 24 horas após o consumo de sucralose incluem:

- olhos: avermelhados, coçando, inchados ou lacrimejando, além de inchaço de pálpebras;

- cabeça: cefaleia, enxaqueca, edema de face, lábios, garganta e língua;

- nariz: obstrução nasal e coriza;

- pele: alterações de pele como vermelhidão, coceira, erupções, inchaço entre outros;

- coração: palpitação e taquicardia;

- articulação: dor e desconforto;

- pulmão: tosse, respiração curta, secreção;

- neurológica: ansiedade, depressão, tonturas e diminuição da habilidade mental;

- estômago: inchaço, diarreia com e sem sangue, gases, náuseas, vômito, e dor abdominal.

 

Muitos consumidores de adoçantes artificiais como aspartame e sucralose sentem se “fora do tempo” com diversas alterações neurológicas como nebulosidade mental, falta de concentração e mal humor. O importante, sempre, é diagnosticar o causador e com isso manter a sua saúde afastada desses males.


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt