"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

13.06.12

Comece a correr bem, no seu ritmo, para ter um corrida mais agradável, diminuir os riscos de lesão e obter uma melhor performance

 

Muitos atletas não dão valor para isso, mas fazer um aquecimento correcto antes de começar a correr é fundamental para preparar o corpo e a mente para a prática da actividade física, melhorar o desempenho e prevenir algumas lesões. “A função do aquecimento é aumentar a temperatura corporal, o fluxo sanguíneo e facilitar a coordenação e o movimento dos músculos. Ele proporciona melhores condições para a musculatura e  deixa-a mais eficiente”, afirma Hugo Coimbra, treinador da 4any1.  O indicado é que o corredor faça um trote leve por cerca de 10 minutos para alcançar o aquecimento ideal, e depois parta para um ritmo mais intenso, mas este tempo pode variar conforme alguns factores, como clima, nível do esforço e características individuais de cada um. “O aquecimento também pode ser feito com alguns educativos de corrida, mas nada muito forte para que a pessoa fique exausta, apenas o suficiente para ela executar as atividades seguintes”, diz Coimbra. “Tem gente que gasta toda energia no aquecimento e depois não consegue correr. O aquecimento deve elevar a frequência cardíaca a um estado pré-prova, mas sem chegar ao estado da prova. Para isso, o corredor deve fazer um trote leve e alguns movimentos até sentir a sensação da musculatura solta, mas sem ficar ofegante”, explica o Professor Zeca, treinador da Z-Track, que alerta que, ao contrário do que muitos pensam, um simples alongamento não serve como aquecimento. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O alongamento não substitui o aquecimento. Atletas de ponta muitas vezes fazem um trabalho de soltura da musculatura e nem chegam a alongar antes de uma competição, pois isto pode atrapalhar na performance. Para os iniciantes, é válido fazer um alongamento depois do aquecimento, pois eles costumam ser muito travados e este trabalho ajuda a diminuir a tensão dos músculos”, diz o técnico.

No meio do bolo
Com o aumento do número de participantes em provas de ruas, é muito comum os atletas fazerem o aquecimento e depois terem que ficar alguns minutos parados antes da largada, por falta de espaço para se movimentarem. Isto pode ser prejudicial e fazer com que o corpo volte à temperatura normal. “Após se preparar fora da baia, o corredor pode fazer um trote parado ou alguns movimentos de soltar os braços e as pernas para se manter em movimento antes da partida”, aconselha Zeca, que alerta que o desaquecimento (ou volta à calma) é tão importante quanto o aquecimento. “Depois da chegada, o atleta precisa fazer com que a frequência cardíaca diminua de forma continua. Ele não deve parar de uma vez, pois a desaceleração rápida pode fazer com não se sinta bem e tenha tonturas. O correto é diminuir o ritmo e depois caminhar um pouco até voltar à fase que estava antes de começar a correr”.

Veja algumas das funções do aquecimento
- Aumento da temperatura corporal e dos tecidos.
- Aumento do fluxo sangüíneo para os músculos activos.
- Aumento da freqüência cardíaca.
- Aumento da velocidade da velocidade metabólica.
- Aumento da velocidade de impulsos nervosos.
- Diminuição da tensão muscular.
- Preparação psicológica para o exercício.
- Obtenção do estado ideal de excitação.


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt