"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

20.10.09

Alongamento pré e pós-treino


Confira séries de exercícios que preparam a musculatura para a corrida e ajudam a evitar o desconforto depois do exercício



Apesar dos benefícios proporcionados pelo alongamento antes ou após a corrida ter se tornado um assunto polêmico entre os especialistas a maioria dos corredores não abre mão de “esticar” a musculatura antes de dar suas passadas.

“O alongamento antes da corrida é uma forma de aquecimento. Ajuda a preparar a musculatura para o exercício. Ele deve ser feito com pouca intensidade, sem ir além do limite da flexibilidade, pois se forçar muito o atleta pode provocar uma distensão ou contratura”, diz Ronaldo Martineli, treinador da 5 Ways. “O recomendado é que o atleta faça um trote leve antes de iniciar o alongamento, principalmente nos dias mais frios, para ativar a circulação sanguínea", completa o técnico.

A série de alongamentos após os treinos também deve ser realizada com moderação, como explica Martineli. “O alongamento depois da corrida ajuda no relaxamento muscular e evita o desconforto. Em treinos com intensidade alta ou longas distâncias, a musculatura fica stressada. Se forçar demais, pode lesionar-se”, alerta o treinador, que orienta que exercícios para aumentar a flexibilidade sejam realizados em dias alternados aos treinos de corrida ou em outros períodos, com pelo menos seis horas de intervalo.

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