"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

20.01.12

Saiba o que é e conheça os benefícios para os treinos e competições

 



O treino de habilidades psicológicas, conhecido por THP, é o aprendizado sistemático e consistente de habilidades mentais ou psíquicas. Ele pode ajudar no control da ansiedade, na concentração, na mentalização e visualização de provas, assim como a lidar com o stresse. Essas habilidades, quando bem trabalhadas e equilibradas, podem determinar o bom desempenho de atletas profissionais, amadores e dos praticantes de actividades físicas em geral. Isso vale para todos, já que, em termos gerais, qualquer um de nós pode estar sujeito a abatimentos e enganos mentais. Algumas situações desportivas muito comuns ilustram esse tipo de frustração, e provavelmente você já vivenciou ou conhece quem tenha passado por elas:


- Você  retira-se do campo chateado, pois perdeu um jogo que poderia ter vencido;
- Você fica paralisado em um momento crítico, dentro de uma competição;
- Você não consegue concentrar-se no jogo ou na competição como um todo.

Em qualquer desporto, o sucesso ou o fracasso de um atleta é resultado de uma combinação de capacidades físicas, como força, velocidade, equilíbrio e coordenação, além das mentais, incluindo-se concentração, confiança, control da ansiedade. Treinar a mente nada mais é do que favorecer o programa de treinos de modo a garantir melhoras no desempenho, assim como acontece com a parte física. Se esse tipo de trabalho não recebe, ainda, a devida atenção como que deveria – como recebem os programas de treino ou as estratégias de competição, por exemplo, é por simples falta de conhecimento e de tempo. A crença de que as habilidades psicológicas são inatas e não podem ser aprendidas – o que não é verdade – , também colabora para que o treino da mente não seja muito difundido. Vale dizer que embora realmente funcione, o THP não é mágico, a ponto de transformar um atleta médio em um super-atleta, de repente. Ele ajudará os desportistas a atingirem com mais facilidade o seu potencial, as suas capacidades físicas e mentais, obtendo sucesso e percebendo o progresso entre os treinos e simulações, vencendo nas competições reais.

O THP compõe-se de três fases distintas, que podem ser ajustadas às necessidades dos atletas, separadas da seguinte maneira:


1- educação: aqui conhece-se a importância do treino;
2- aquisição: aprende-se o que são e como desenvolver as habilidades mentais;
3- prática: utiliza-se as habilidades mentais durante os treinos e competições.

Agora que você já sabe sobre THP, é preciso começar a praticá-la e avaliar os seus progressos.

Boa corrida e até a próxima!


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt