"O tempo é valiosíssimo, mas não custa nada, podemos fazer o que quisermos com ele, menos possui-lo, podemos gasta-lo, mas não podemos guarda-lo. Quando o perdemos não podemos recupera-lo, "passou e pronto.!".

29.07.12

Veja algumas dicas simples de como diminuir o risco de lesão na corrida e melhorar o seu desempenho nos treinos

 

Por Pedro Nuin

Se há uma palavra no universo das actividades físicas que o corredor não quer nem pensar é a “lesão”. Perder o ritmo dos treinos, ficar parado por tempo indeterminado e recomeçar tudo do zero seria um pesadelo.

Por isso listamos 10 dicas para você diminuir esse risco e se manter sempre activo:

1. Use tênis condizentes com sua pisada, por no máximo 600km (por mais novos que eles pareçam);

2. Alongue-se sempre antes e depois dos treinos e provas;

3. Alimente-se e hidrate-se bem;

4. Tente manter seu peso de acordo com a sua estatura. Suas articulações agradecerão;

5. Nunca faça treinos que cheguem a 100% de sua capacidade. Sempre aqueça bem antes dos treinos de velocidade;

6. Qualquer dor deve ser comunicada ao seu técnico. Em caso de permanência da dor, procure um ortopedista que tenha experiência com corredores;

7. Se possível, faça musculação. Ela é fundamental para deixar músculos, ossos, ligamentos e tendões fortalecidos para a carga dos treinos e das provas;

8. Use gelo sempre que sentir dores nos tendões e articulações. O ideal seria fazer aplicações sobre joelhos, tornozelos e tendões após cada treino, por vinte minutos;

9. Nunca tome antiinflamatórios sem a indicação de um especialista. Eles atenuam as dores e você pode se lesionar mais ainda;

10. Alongue, alongue e alongue.


Um espaço onde pode informar-se sobre aspectos relacionados com a corrida, alimentação, exercícios, nutrição, treinos, lesões etc,etc. Email:jmsesteves@mail.pt
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